Paginas

quarta-feira, 3 de março de 2010

Chagdud Gonpa

Ele ficou conhecido como senhor da dança, mas não é bailarino, é a dança da vida mesmo, e ele é um cara que proporcionou alegria a muitos seres, então juntamente com todos os que entenderam a proposta bodhisattva, sim, eu rogo para que seus desejos sejam realizados, S. Ema, Chagdud.

Segue um texto do seu site: http://chagdud.org/

Em 1431, Sherab Gyaltsan, a primeira encarnação Chagdud, construiu um monastério nas ruínas de um gonpa anterior, em Nyagrong, no Tibete oriental. Gonpa significa “lugar quieto” — é o termo geral usado para designar monastério. Chag dud significa “nó de ferro” e tem sua origem no fato de Sherab Gyaltsan ter dado um nó em uma espada de ferro com as próprias mãos. O fato impressionou profundamente o imperador da Mongólia e o inspirou a render muitas honrarias a ele. S.Ema. Chagdud Tulku Rinpoche (1930-2002), a décima-sexta encarnação Chagdud reconhecida, demonstrou o mesmo poder extraordinário ao dobrar espadas resistentes por inúmeras vezes em sua juventude.


O Chagdud Gonpa no Tibete foi um dos poucos monastérios que não foi completamente destruído pelos comunistas chineses. Foi salvo por uma combinação da lealdade dos vilarejos próximos e de uma série de acontecimentos miraculosos. Em 1983, S.Ema. Chagdud Tulku Rinpoche estabeleceu o Chagdud Gonpa nos Estados Unidos com a criação da Fundação Chagdud Gonpa e, em 1995, na América do Sul, com a criação do Chagdud Gonpa Brasil. Mais recentemente, o Chagdud Gonpa Hispanoamérica está sendo constituído como a sede da organização nos países da América Latina que falam espanhol. Grupos de meditação afiliados têm centros de prática na Austrália e Suíça.

Os centros do Chagdud Gonpa praticam o Budismo Tibetano Vajraiana, principalmente a tradição Nyingmapa de Guru Padmasambava.

Nenhum comentário: