Paginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O Leitor

Como gosto muitode assistir filmes, vez ou outra vou postar resenhas de alguns que eu tenha achado intrigante, como é o caso deste filme, O Leitor. Fui tomado por uma avalanche de sentimentos com esse filme...

Novamente um trecho da resenha do sile Omelete:

Inspirado no romance homônimo, de Bernhard Schlink, o longa-metragem começa na Alemanha em reconstrução do pós-guerra. Michael Berg (David Kross) é um jovem de 15 anos que no caminho para casa passa mal e é ajudado por uma mulher (Kate Winslett). No fim do seu período de convalescência, ele volta à casa dela para agradecer e os dois acabam juntos, na cama. O romance dura o verão e, sempre muito reclusa e até mesmo dura, Hana só lhe pede uma coisa antes do sexo, que ele leia para ela. Daí o título do livro e do filme.

Quando - sem avisar - ela some sem deixar pistas, o garoto sofre e amadurece. Passam-se os anos e agora ele é um estudante de direito. Orientado por um dos seus professores ele e seus colegas vão acompanhar o processo de ex-oficiais da SS que estão sendo julgadas pela morte de prisioneiras judias. E sentimentos que ele achava que estavam no passado voltam para lhe assombrar.

Porém, mais do que o romance entre os dois, a obra tenta mostrar ao público o que foi ter nascido na Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial, todas as discussões éticas que vêm dessa época e os traumas também. No caso da nossa história, a questão é: Michael deve intervir no caso e depor a favor de Hana? Mas há ainda outra questão: ficar quieto durante o julgamento não é ser tão conivente como foram os alemães que sabiam o que era a fumaça preta que saía dos campos de concentração e nada faziam?



Minhas observações:

Até onde a vergonha da nossa ignorancia nos condena?
O quanto uma mágoa nos impede de ajudar outrem?
Porque os que mentem sempre se unem contra quem quer falar a verdade?
(Até com Jesus a humanidade fez isso!!!)

E o carinha que sai revoltado com o Direito? Não tem como não concordar com ele...
Quem acha que o cara foi um panaca no final do filme, por não ter superado tudo?
Ela foi uma vilã? Alguem sentiu pena dela que nem eu?(Chorei quando o cara não contou que ela era analfabeta... Cara***, era mentira...)

Enfim, tem muita coisa ainda no filme pra se pensar...Espero que assitam e comentem.

Nenhum comentário: